sono do bebê
Criando Filhos, DIRETO AO PONTO

Sono do Bebê Parte II – Técnica para Bebê Dormir a Noite Inteira! (Direto ao Ponto #4)

CLIQUE SOBRE A IMAGEM ACIMA PARA ASSISTIR AO VÍDEO – SONO DO BEBÊ

Hoje vamos continuar falando sobre o sono do bebê, e vamos DIRETO AO PONTO: técnica para dormir a noite inteira! Tudo o que você está precisando, não é? Clique Aqui para receber as Notas para a Geladeira desse vídeo! As notas para a geladeira são os pontos principais da nossa conversa para você imprimir e grudar da geladeira. Assim você vai se deparar com elas algumas vezes por dia, até você sentir que aquele conhecimento já faz parte de você!

Olá, minha gente!

Você assistiu ao vídeo da semana passada? Assista agora: O Sono do Bebê Parte I – Por que essa deveria ser sua principal meta!

Manda esse link para a amiga, a chefe estressada, vizinhos, todo mundo que esteja esperando nenê, tenha nenê pequeno ou criança maiorzinha com problemas para dormir e muita manha durane o dia!

Vamos lá?

SONO DO BEBÊ: A TÉCNICA

A técnica é chamada de Parent Directed Feeding – PDF (alimentação direcionada pelos pais) e foi ensinada por Gary Ezzo e Robert Bucknam no livro On Becoming Baby Wise (entrem nessa página, é em inglês mas você pode pedir para traduzir se quiser: é bem legal, tem uma comunidade de famílias que seguem essa linha, pode fazer muita diferença ter com quem conversar, tirar dúvidas, troca experiências…). Consiste apenas em uma rotina muito simples:

MAMADA + ATIVIDADE + SONO DO BEBÊ

Sim, só isso! Na verdade tudo isso!

A qualidade de cada uma dessas etapas interfere na qualidade da outra, e o que é mais importante:

PRECISA SER NESSA ORDEM!

Parece contraintuitivo, e é! Lembram que falei no post passado que a nossa cultura nos leva a fazer geralmente exatamente o contrário do que os bebês precisam para aprenderem a dormir bem? Pois é! Qual é o padrão mais comum na nossa cultura de alimentação/sono do bebê?

Fazer o bebê dormir mamando, não é mesmo? Ou seja, mama e dorme! Paft! Tipo a gente depois da feijoada no sábado, rs rs! Mas o quão saudável isso te parece? Enquanto o organismo dele deveria se concentrar no descanso e crescimento que deveriam ocorrer enquanto dormimos, essa rotina errática faz com que o organismo se concentre na digestão… Isso não é bom!

SONO DO BEBÊ: ROTINA DESDE A MATERNIDADE

Então desde o primeiro dia devemos:

  1. Dar mamá (no peito ou na mamadeira, essa rotina funciona bem nas duas modalidades), dar muito carinho, beijinhos, conversar, dar colinho e todo aquele amor! E principalmente: manter o bebê acordado enquanto mama! Muito importante!
  2. Após a mamada: manter um pouquinho acordado: trocar fralda, dar banho, fazer mais carinho, conversinha, colo das visitas, etc…
  3. E… Por no bercinho e deixar dormir s-o-z-i-n-h-o-!

DORMIR SOZINHO!

Lembram dos bons hábitos? Pois é, bons hábitos devem ser iniciados desde o 1o dia!

Bebês sabem dormir sozinhos, aliás nos primeiros dias eles dormem muito! Se você colocá-lo para dormir no bercinho sozinho, ele vai aprender que esse é o jeito de dormir, afinal é o único que ele conhece! Aproveite esse estado da mente: tudo que você ensinar agora, ele vai aprender com muita facilidade e vai carregar como hábito para o resto da vida!

Tem como mudar hábitos? Tem! Mas é difícil!

Dar colinho para dormir pode ser bom logo que ele nasce, porque ele é fofo, leve (preste atenção: nesse momento ele é leve!), vocês estão se conhecendo, você está apaixonada, tem um monte de visita para revezar enquanto você precisa cuidar de você…

Mas se você fizer isso logo que ele nascer, ele vai aprender a dormir assim e vai querer esse chamego todos os dias e várias vezes por dia! Não é incomum bebês que precisam dormir no colo simplesmente TODO o soninho! Hoje seu bebê pode pesar, 3 ou 5kg… Mas logo ele vai pesar 10kg, depois 12kg… E se você acostumá-lo com colo, ou um balancinho para dormir, ele vai precisar sempre, durante anos…

Se você ainda está grávida, reflita muito sobre os hábitos que quer ensinar ao seu bebê logo que ele nascer. Conselho de amiga, repito mil vezes, porque considero umas das coisas mais importantes da vida: ensine-o a dormir sozinho!

SONO DO BEBÊ: INTERVALO

Vocês devem ter ouvido falar de outras 2 abordagens: amamentação em livre demanda e amamentação guiada pelo relógio. Uma é o oposto da outra. Na livre demanda, amamenta-se o bebê quando ele quiser. Se quiser de 5 em 5 minutos, amamenta-se de 5 em 5 minutos. Se quiser ficar 5 horas sem mamar, fica 5 horas sem mamar. O bebê que manda. Na amamentação guiada pelo relógio, define-se o intervalo ideal e ele é seguido à risca. Se o ebebê quiser mamar antes, tem que esperar. Se não quiser mamar, mama do mesmo jeito.

A técnica PDF é um meio termo entre essas 2 abordagens. Você vai sim estabelecer uma rotina orientada pelo relógio, ou seja, logo na maternidade você já receberá uma orientação do pediatra sobre o intervalo ideal entre as mamadas. Esse intervalo conta desde o começo da mamada até o começo da próxima mamada.  Você vai se esforçar para seguir essa rotina.

Mas tem uma diferença: quem manda é você! Se você perceber que seu bebê apresenta algum sinal de fome antes do horário previsto, você vai avaliar a siatuação e adiantar a mamada, se necessário. Nada de deixar bebê chorando de fome! Além do choro, ele pode apresentar outros sinais como levar a mão à boca, fazer barulhinho de chupar, procurar o peito, etc… Você vai observar suas necessidades e perceber que talvez ele esteja passando por um pico de crescimento ou outro acontecimento que mudou seu apetite naquele dia.  Se for necessário adiantar a mamada, você ajusta o restante do ciclo tentando manter o intervalo no próximo ciclo. Ou talvez mudando o intervalo temporariamente.

Se por acaso, ele estiver dormindo e já tiver passado o horário da mamada, você espera um pouco mas não muito. Por mais tentador que seja deixar o bebezinho dormindo e aproveitar para fazer tudo aquilo que está acumulado, acorde-o! Acredite, vale a pena! Você vai estar ensinando-o a regular seu relógio interno, você estará ensinando seu organismo a ter um ritmo saudável de alimentação e sono. E esse ritmo durante o dia é que vai garantir a nutrição, atividade e descanso ideais para permitir um bom sono durante a noite, quem sabe durante a noite inteira!

E ao longo das semanas você vai observar o comportamento dele e perceber quando ele estiver consistentemente esticando o intervalo entre as mamadas. Esse é o sinal para aumentar o tempo entre as mamadas, mas desde que o novo ciclo seja estável, ou seja, que ele consiga manter uma boa qualidade da mamada, da atividade e do sono.

AS MAMADAS!

Ponto importantíssimo: as mamadas precisam ser mamadas completas sempre! Desde o 1o dia, você vai se esforçar para que o seu bebezinho faça uma mamada completa e eficaz. Dedique-se a isso! Ou seja, hora de mamar, tem que mamar consistentemente sem parar. Evite ao máximo o hábito de fazer pequenos aperitivos: mama, pára, mama, pára, mama, dorme, mama, dorme… Aperitivos não sustentam o bebê (em termos nutricionais) e ele precisará mamar o tempo todo, escravizando a mãe (isso não é saudável nem fisica nem psicologicamente para ela e, consequentemente, para toda a família). E esse padrão de mamada também não é saudável para o bebê, ocasionando cólicas e outras complicações gástricas com frequência, além de criar o ambiente bucal perfeito para a proliferação de cáries no futuro. Sem falar que esse mau hábito arruina toda a rotina proposta pelo método PDF. Veja:

Se o bebê faz apenas aperitivos, ou seja, não faz uma mamada completa na hora da mamada, a atividade será prejudicada, pois ele precisará voltar para mamar algumas vezes. O processo de aprendizado e desenvolvimento será comprometido. Ele não se cansará o suficiente para sentir aquele soninho natural que o faz dormir sozinho e serenamente. Fazê-lo dormir será um problema, talvez demore muito, consumindo seu tempo de sono. Quando ele finalmente adormecer (provavelmente sendo embalado ou precisando de uma mamazinho antes), ele estará mal alimentado e acordará logo com fome e não terá descansado o suficiente. Sem disposição ele mama mal, porque ainda tem sono e o padrão de mamada se repetirá: mama, dorme, mama, pára, mama, dorme e assim sucessivamente. ã noite ele não terá as condições fisiológicas para um sono longo e profundo, necessário para o seu bom crescimento e desenvolvimento cognitivo e emocional. É um ciclo muito perigoso com consequências e maus hábitos para uma vida inteira.

Por outro lado, veja que círculo virtuoso é criado a partir de uma mamada completa:

  • bebê mama bem e de forme eficiente: pá pum! pega o peito (ou a mamadeira) e mama sem parar até terminar e ficar satisfeito!
  • bebê está bem alimentado e disposto: o período de atividade será de enorme aprendizado, atenção e desenvolvimento cognitivo e emocional. E o mais importante: sem manha! (preste atenção: manha geralmente = bebê ou criança cansada ou com fome).
  • bebê brincou bastante (ou esteve alerta durante a troca da fralda, banho e carinhos, para os recém nascidos), cansou e está com aquele soninho perfeito para deitar, dar beijinho, fechar o olhinho e dormir sozinho.
  • bebê que dorme sozinho tem o sono melhor e mais profundo e mais longo, ainda mais que ele está bem alimentado então aguentará um bom período de descanso.
  • acordará descansado e com fome: condições perfeitas para uma boa mamada completa e eficiente! Pá pum, que lindo! Um novo ciclo maravilho começa!

E na hora de dormir, por volta de 2 meses, o organismo dele já estará pronto para abandonar a mamada da madrugada! Pois a nutrição e atividades do dia criaram as condições ideais e a necessidade de uma longa noite de descanso para ele e…. PARA VOCÊ!

BEBÊ QUE DORME = FAMÍLIA FELIZ

Sério minha gente, não tem nada nessa vida como um bebê que dorme! Se ele dorme, todos dormem e a paz reina nesse lar! Os pais são equilibrados e têm mais paciência com as  necessidades clássicas (e naturalmente cansativas) do bebê e de seus irmãos mais velhos. A rotina da família funciona muito melhor, tudo é mais previsível, o que também ajuda todas as crianças a se manterem mais calmas e sem angústias que dificultam tudo.

O SONO DO BEBÊ: CICLO LÓGICO

Percebem como esse ciclo é lógico? Faz sentido! E é saudável para todo mundo?

Percebem como o intervalo entre as mamadas é fundamental para o bebê ter fome e fazer uma boa mamada?

Percebem como a boa mamada leva à boa atividade que leva ao bom sono e descanso que, por sua vez, leva à boa mamada novamente?

Uma etapa bem sucedida fortalece a outra!

NÃO COMECEI ASSIM, TEM COMO CORRIGIR O SONO DO BEBÊ?

Sim! Tudo que você precisa para começar é uma boa mamada! Concentre-se em começar o dia com uma boa mamada! Se isso ainda não é um padrão para o seu bebê, concentre-se apenas nessa meta! Uma boa mamada, acabe com os aperitivos. Permita-o sentir fome de verdade para fazer uma mamada bem efetiva!

Quando você conquistar esse marco, concentre-se na rotina: mamada + atividade + soninho! Ou seja, não deixe-o dormir logo após a mamada! Se for bebê nascido, aproveite esse momento para trocar a fralda, conversar, fazer muito carinho, dar banho, dar uma volta na quadra no seu colo, acordado e alerta.

Finalmente, adquira o hábito de colocá-lo para dormir sozinho! Sem mamá, sem colo, sem embalo. Ensine-o a fechar os olhinhos quando está com sono! Fique esperta, pois abordaremos em outros posts alguns truques bem simples para ensiná-lo a dormir sozinho! Esse será o ápice das suas conquistas! Uma libertação da alma sem igual! Rs rs! Eu te encorajo! Vamos juntas, você vai conseguir!

sono do bebê (3)

REGULANDO O SONO DO BEBÊ

Nas primeiras semanas de vida o sono do bebê vai ser definir: ou ele vai se tornar errático e imprevisível, ou ele vai se organizar e se regular. A consistência no método PDF é a peça chave para a regulação do sono do seu bebê. No final das contas você vai perceber que esse método vai se aproximar muito da livre demanda. Mas será uma livre demanda saudável para toda a família. Pois o organismo do bebê estará organizado em ciclos funcionais e ele vai demandar o mamá previsivelmente dentro dos intervalos mais ou menos definidos (que vão alterando à medida que ele cresce).

Não estou ensinando você a programar um robô. Mas sim a ensinar uma rotina saúdável de alimentação, atividade e sono para o seu bebê. Da mesma forma que nós adultos temos hábitos repetitivos de nos alimentarmos e dormirmos diariamente mais ou menos nos mesmos horários, os bebês também precisam dessa rotina. Isso não é saudável para nós? Nos permite organizar nosso dia, nossas atividades e nosso funcionamente fisiológico. Para os bebês é o mesmo! Mas eles não nascem sabendo, nós precisamos ensiná-los.

O SONO DO BEBÊ: AGORA É COM VOCÊ!

Vamos nessa? Começando em 3, 2, 1…

Agora você tem uma rotina simples de mamada + atividade + soninho durante o dia para ensinar seu bebê a dormir a noite toda e poder disfrutar do descanso (para toda a família) e crescimento saudável que o sono noturno (longo e profundo) proporciona!

Compartilhe esse post com o marido, a babá, a professorinha do berçário, a sua mãe, e a sua amiga! Quanto mais gente no seu entorno estiverem engajadas como você, mais chances de sucesso! E ter uma amiga na mesma vibe ajuda muito!

E não esqueça: Clique Aqui para receber as Notas para a Geladeira desse vídeo: aquele resumo do resumo para você imprimir e grudar da geladeira até você sentir que aquele conhecimento já faz parte de você!

Se tiver dúvidas, aproveite o espaço de comentários abaixo! Conte com a nossa comunidade para trocar experiências, ensinar truques e te ajudar nessa caminhada!

Essa rotina funcionou com meus 2 filhos e mais 4 crianças que conheço. Todo mundo que eu conheço que aplicou, conseguiu. Então as chances são de que você pode conseguir também!

Confira Aqui o próximo vídeo do Quadro DIRETO AO PONTO: Flúor no Creme Dental Infantil com Dra. Yara Amaral! (eu não sabia quão graves são as consequências da ingestão acidental do flúor, você sabia? Assista esse vídeo e se informe!)

E Clique Aqui se quiser ser avisado(a) sobre os próximos posts como esse!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Inscreva-se em nossa newsletter!