direto ao ponto julieta
Criando Filhos, DIRETO AO PONTO

Como Educar Seus Filhos – Apresentação (Direto ao Ponto #1)

Bom dia, pessoal!!

Esse post é quase uma transcrição do vídeo acima, gravado ao vivo dia 18/04/18 e transmitido via Live no Instagram Stories, no dia em que lancei o DIRETO AO PONTO, nosso encontro semanal para conversar sobre como educar nossos filhos!

Ai que vergonha!! Nossa primeira Live a gente nunca esquece! ‍Mas como dizia meu pai: ajoelhou, tem que rezar!

MINI RESENHAS PARA FAMÍLIAS

Então vamos Julietar! Toda quarta-feira a Juju e eu estaremos no ar para conversar com vocês durante o nosso DIRETO AO PONTO! Vai funcionar assim: logo a seguir vou apresentar alguns livros maravilhosos que li sobre a educação de crianças, desde bem bebezinhos até bem mais grandinhos… E durante a semana vocês me ajudam a escolher um tema que perturbe as famílias em geral, a minha, a sua, a da sua amiga… E eu vou ver qual dos livros trata desse assunto e vou gravar um vídeo bem curtinho e direto ao ponto abordando aquele tema, e como aquele(s) autor(es) recomendam lidar com a situação… Dando aquela dica matadora que muda a nossa vida!! Se eu já tiver vivido e aplicado aquela dica, vou contar como foi e assim por diante… Gostou?

O objetivo do DIRETO AO PONTO é compartilhar com vocês, de forma rápida e direta,  esses ensinamentos que eu tive acesso e ajudar as famílias a passarem por aquelas fases difíceis na educação dos nossos filhos. É claro que a maternidade é diferente para cada pessoa, as crianças são únicas, as famílias são diferentes, mas muitos dos problemas são iguais e se repetem. E tem muita gente que passou a vida estudando esses problemas e diferentes abordagens para eles, e eu acho que vale a pena dividir de forma prática tudo isso com vocês… Para algumas famílias vai funcionar, para outras talvez não… Não tem certo, nem errado. Não tem melhor, nem pior método!

CONSISTÊNCIA 

O importante é escolher uma linha que tem mais a ver com a nossa família e ser consistente com ela! Consistência é a minha primeira e mais importante dica para vocês. Consistência torna as situações previsíveis e isso ajuda muito no processo de aprendizado das crianças e nos ajuda muito também! É melhor para todo mundo!

DICAS QUE FUNCIONAM 

Aqui em casa nós aplicamos muitos truques aprendidos nesses livros e eles funcionam! Aplicamos desde o 1º dia na maternidade, e para nós muita coisa deu certo! E as pessoas diziam: “Nossa, como você faz isso?? Você coloca ela no berço de olho aberto e sai do quarto e ela dorme sozinha??” E eu explicava rapidinho, e indicava os livros. Algumas amigas até compraram… Mas ninguém lê. Ninguém lê porque não tem tempo, porque está exausta, porque nem dorme direito, nem consegue tomar banho, imagina que vai conseguir ler um livro…

Então a ideia é trazer aqui de forma bem rápida e prática essas dicas, para você que não tem tempo mas tem probleminhas que gostaria de resolver… Ou para você que quer aprender bons hábitos desde o início para nem ter o problema!

SOU UMA MÃE NORMAL

Mas antes de ir adiante quero deixar claro que não sou nenhuma Super Nanny, minha família não é perfeita, meus filhos não são perfeitos, nós erramos muito, com frequência a gente relaxa, a gente fraqueja e deixamos as coisas saírem do prumo. Ficamos cansados, desanimados, frustrados, com preguiça… Mas aí respiramos e quando começamos a prestar atenção de novo em como nós, como pais, lidamos com as situações com os nossos filhos, geralmente conseguimos recuperar a paz e harmonia e ter dias melhores e mais felizes com as crianças!

BOM, VAMOS AOS LIVROS:

Crianças Francesas Não Fazem Manha (Pamela Druckerman)
Sobre uma americana que se vê criando seus filhos na França e fica chocada com a diferença entre a educação dos seus filhos (e demais crianças americanas tradicionais) e a educação das crianças francesas. Maravilhoso! Nem imaginava que viria morar aqui um dia e sentir tudo isso na pele!

BabyWise (Gary Ezzo e Robert Buckman)

Ensina uma rotina que favorece o bom sono e ajuda o bebê a dormir a noite toda em pouco tempo. Marcou demais a nossa experiência como pais. Eu amo esse livro de paixão!

Os Segredos da Encantadora de Bebês e A Encantadora de Bebê Resolve Todos os Seus Problemas (Tracy Hogg com Melinda Blau)

Outra maravilhosa que ensina praticamente a mesma rotina do BabyWise mas ela aborda também as fases seguintes até uns 5 anos mais ou menos.

The Wonder Weeks (Hetty Van de Rijt e Frans Plooij)

Muito gostoso para ler toda semana desde que eles nascem e ir entendendo o que está acontecendo com eles, todas as grandes transformações que explicam alguns comportamentos. Fofo!

Crianças Francesas Comem de Tudo (Karen Le Billon)

Bem legal de ler antes de fazer a introdução alimentar, um bom guia para já começar com bons hábitos e evitar stress à mesa!

Já Tentei de Tudo (Isabelle Filliozat)

Sou suspeita, talvez o mais maravilhoso de todos! Mostra o que acontece no cérebro em cada fase do desenvolvimento dos 2 aos 5 anos mais ou menos, explicando alguns comportamentos muito típicos que geralmente entendemos como manha de crianças mimadas. Mas na verdade não são se soubermos lidar bem, e eles ensinam e funciona! Ótimo, ótimo, ótimo!

No Drama Discipline e The Whole Brain Child (Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson)

Excelente! Ensina um método para aproveitar as situações de stress e rompantes nervosos para ensinar as crianças a lidarem com as emoções de forma que elas se tornem adultos que convivem melhor em sociedade e sabem lidar com as dificuldades e frustrações sem grandes sofrimentos.

Vivaaa! É isso!

Agora me diga, quais assuntos interessam mais, por quais temas eu devo começar, qual livro você tem mais curiosidade, etc, ok? Comente abaixo!

E por favor, compartilhe esse post no Facebook, envie para aquela amiga que está passando por problemas, com a prima que está grávida, com a vizinha que se descabela todo dia com a criançada!

Vamos ajudar esse povo!

Atualização: a continuação desse post já foi publicada: Terrible Two – Como sair Viiva! Clique Aqui para ler tudinho!

Ou Clique Aqui se quiser que eu te avise sobre os próximos conteúdos como esse!

 

Posts Relacionados

8 comentários em “Como Educar Seus Filhos – Apresentação (Direto ao Ponto #1)

  1. Cris disse:

    Uau que demIssss! Adorei!!! ❤️❤️❤️

  2. Ronaldo disse:

    Muito legal!

  3. Luciana disse:

    Amei!! 😍 Esperando o próximo vídeo!

  4. Ane Balabuch disse:

    Show, o blog ta um show!

  5. Ane Balabuch disse:

    Show, adorei a matéria!!

  6. Gisele disse:

    Amei! Super recomendo! 😍💋

  7. Sueli Rousset disse:

    Excelentes ideias de leitura, não apenas para mamães desesperadas, (às vezes eu fico assim…) mas para todas à procura de ideias práticas e eficazes! Adorei !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Inscreva-se em nossa newsletter!